segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Análise Tática – Campeonato Brasileiro 2011 – Bolas Paradas "Tiro de Meta" "Penalty"

Análise Tática – Campeonato Brasileiro 2011 – Bolas Paradas Tiro de Meta Penalty

Análise Tática

     "Gols de Bolas Paradas"

Zonas: Tiro de Meta / Penalty
Competição: Brasileiro de Futebol
Data: 2011
Fase: 1° Turno






Continuando a série de posts de “Gols que se originaram de bolas paradas no primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2011” estaremos analisando agora o “tiro de meta” e o “penalty”. As zonas “1” e “2” conforme a figura abaixo.

Figura 1 - Zonas dos gols que se originaram de bola parada.

Tiro de Meta (Zona 1)

Tabela 1 – Gols que se originaram do “Tiro de Meta” (Zona1)

Cabeça
Total de Gols
Finalização
0 (0%)
2 (100%)
2





Conforme pode ser visto na tabela acima foram marcados 2 gols oriundo do tiro de meta, apenas 1% do total de GBP. Sendo que os dois foram marcados de perna (100%) e em um (50%) houve desvio do zagueiro antes da finalização.

Podemos perceber que foram poucos os gols que aconteceram do tiro de meta. Porém não podemos deixar de treinar esse momento, mas o foco do treino deve ser a obtenção da bola, não o gol.


Penalty (Zona 2) 

Foram marcados 41 gols de penalty (Zona 2), o que corresponde a 24% do total de GBP. Se distribuirmos esses gols pelas 19 rodadas do primeiro turno do Campeonato Brasileiro teremos uma média de ±2,16 gols por rodada, além de uma média de ±0,22 por partida. 

Dos gols de penalty encontrado nesse estudo 11 (26,83%) foram remates de perna esquerda, enquanto que 31 (73,17%) foram cobrados de perna direita.

Tabela 2 - Gols marcados de penalty com a perna “esquerda” nos diversos quadrantes selecionados.
Perna Esquerda
Trajetória
Q 1
Q 2
Q 3
Q 4
Q 5
Q 6
Rebote
Total de gols
Gols
2
2
4
0
0
2
1
11

IMAGEM 2 - Gols marcados de penalty com a perna esquerda nos diversos quadrantes selecionados.



Como pode ser observados na “Tabela 2” e “Imagem 2” acima dividimos os 11 gols convertidos de perna esquerda nos diversos quadrantes das balizas. Sendo que o “quadrante 3” (canto inferior direito) se destacou com um maior número de gols convertidos (36,36%), quando o remate aconteceu de perna esquerda.


Tabela 3 - Gols marcados de penalty com a perna “direita” nos diversos quadrantes selecionados.
Perna Esquerda
Trajetória
Q 1
Q 2
Q 3
Q 4
Q 5
Q 6
Rebote
Total de gols
Gols
9
7
7
2
1
2
2
30

IMAGEM 3 - Gols marcados de penalty com a perna direita nos diversos quadrantes selecionados.


Como pode ser observado na “Tabela 3” e “Imagem 3” foram convertidos 30 gols de perna direita oriundos de penalty. Podemos perceber que houve uma preferências dos finalizadores para os quadrantes inferiores, sendo que o quadrante 1 (canto inferior esquerdo) se destaca dois demais com 30,00% dos penaltys convertidos. 

Podemos concluir os finalizadores tanto com a perna direita quanto com a perna esquerda tem a preferência pelos quadrantes inferiores da baliza. Além de que os penaltys foram convertidos em maior quantidade no canto inferior contrário a perna do jogador que finalizou. 

Com isso chegamos ao final do segundo post que esta a analisar os gols que se originaram de bolas paradas do primeiro turno do campeonato brasileiro de 2011. Até o próximo post da série, e não deixe de visitar nosss redes sócias Twitter, Facebook e nosso canal no Youtube. Agradeceremos sugestões de posts. 

Um grande abraço, 

Luca Lameira Antunes


Nenhum comentário:

Postar um comentário