sexta-feira, 24 de junho de 2011

Análise Tática do Barcelona - Transição Defensiva

”Análise
Análise Tática

           "Futebol Clube Barcelona"

Partida: Barcelona x Manchester
Data: 28/05/2011
Competição: Uefa Champions League 
Fase: Final





Momento de Transição Defensiva


No momento de transição defensiva o Barcelona procura imediatamente a pressão ao adversário portador da bola, dificultando que ele tire a bola da zona de pressão. Por obter um jogo de posse de bola e a primeira fase de construção ofensiva bastante eficiente, a equipe do Barcelona em sua maioria das vezes perde a posse de bola em seu campo de ataque.


O modelo de jogo em momento ofensivo do Barcelona preconiza a construção em passes curtos, o que automaticamente aproxima suas linhas de passe. Ao perder a bola os jogadores já estão compactados no determinado setor de campo o que facilita uma formação de uma zona de pressão em bloco.



Figura 1 - Bloco de Pressão - Busquetes fechando a linha de passe

Para exercer esse pressing há uma participação constante dos jogadores do meio de campo. O volante Busquetes em muitos momentos abandona seu posicionamento a frente de sua linha defensiva para fechar as linhas de passe adversário, ou seja, dificultar a retirada da bola da zona de pressão ou até mesmo ele mesmo realizar a pressão no adversário. Essa tomada de decisão por parte do jogador deve ser bastante precisa, pois qualquer erro na tomada de decisão deixa sua defesa bastante exposta ao contra – ataque. Por essa inteligência de jogo, em minha opinião Busquetes é um dos melhores, se não o melhor, jogador em sua posição atualmente.

Figura 2 - Busquetes realizando o pressing em transição defensiva

Vale ressaltar que neste momento de jogo, corriqueiramente, o lateral brasileiro do Barcelona Daniel Alves oferece um espaço em suas costas em construção longa do adversário. Este espaço foi objetivo de Ferguson que hora com Chicharito hora com Rooney tentavam explorar.

 


Figura 3 - Manchester procurando explorar espaço em construção longa com Chicharito.


Este foi o post de análise tática da equipe do Barcelona em momento de transição defensiva, em breve estarei postando a análise equipe em momento de transição ofensiva. Irei acrescentar também, posts com a explicação de alguns conceitos táticos utilizados nas análises da equipe do Barcelona.

Irei postar também a análise tática da equipe do Santos na final da Libertadores que ocorreu no último dia vinte e dois, cujo adversário foi o Peñarol. Até lá.

Abraço,

Luca Lameira Antunes

Você pode gostar também de:
1. Análise Tática do Barcelona - Momento Defensivo

3. Análise Tática do Barcelona - Transição Ofensiva


2 comentários: