segunda-feira, 27 de junho de 2011

Análise Tática do Barcelona - Transição Ofensiva

Análise Tática do Barcelona - Transição OfensivaAnálise Tática

           "Futebol Clube Barcelona"

Partida: Barcelona x Manchester
Data: 28/05/2011
Competição: Uefa Champions League 
Fase: Final



Momento de Transição Ofensiva


No momento que a equipe do Barcelona recupera a bola do adversário seu primeiro objetivo é retirar a bola da zona de pressão. Como o pressing do Barcelona em momento defensivo é realizado em bloco alto, geralmente o Barcelona retomava a bola em campo ofensivo ou a partir de uma construção longa do Manchester (lançamento longo) para o campo defensivo do Barcelona.

Em sua maioria das vezes ao retomar a bola a equipe de Barcelona procurava retirar a bola da zona de pressão em construções curtas com o objetivo de realizar o ataque posicional. Porém em alguns momentos, procurava a transição em velocidade, principalmente com Messi que recebia de frente para a defesa adversária e imprimia velocidade com a bola nos pés, enquanto que Villa e Pedro abriam nas suas respectivas laterais de campo.

Esta é uma das principais manobras ofensivas da equipe, pois o Messi em velocidade geralmente dribla seu marcador, o que faz com que um dos jogadores da linha defensiva adversária abandone seu posicionamento para realizar o combate no camisa 10, eliminando a sobra e abrindo um espaço na defesa para a entrada de Pedro ou Villa.


Exemplo n°1

Análise Tática Barcelona


Figura 1 - Messi em velocidade com a bola, passe para Villa

Exemplo n° 2


Figura 2 - Messi em velocidade com a bola, passe para Pedro



Exemplo n° 3


Figura 3 - Messi em velocidade com a bola, passe para Villa

Com esse post termino a análise tática da equipe do Barcelona nessa final da Uefa Champions League contra a equipe do Manchester United. Espero ter acrescentado um conteúdo interessante a respeito da estratégia tática da equipe do Barcelona nos momentos ofensivo, defensivo e transições ofensiva e defensiva.

Meu próximo post será de análise tática da equipe do Santos na final da Libertadores que aconteceu no último dia 22/06. Fique a vontade para postar comentários nos posts, sugestões são sempre bem vindas. Até o próximo post.

Um grande abraço,

Luca Lameira Antunes


Você pode gostar também de:



Nenhum comentário:

Postar um comentário