sábado, 11 de junho de 2011

Análise Tática do Barcelona - Momento Ofensivo

Análise Tática  do Barcelona - Momento Ofensivo                 Análise Tática

           "Futebol Clube Barcelona"


Partida: Barcelona x Manchester
Data: 28/05/2011
Competição: Uefa Champions League 
Fase: Final  







Momento Ofensivo

Esquema de jogo  1 - 4 - 4 - 2 (losango)

Análise Tática - Barcelona



A equipe do Barcelona baseia toda a sua estratégia de jogo em seu momento ofensivo, gosta de jogar com a posse da bola sempre em construções curtas e, com isso, conduz o jogo ao seu estilo. Contra o Manchester não foi diferente, em uma noite inspirada de Xavi a equipe conseguiu impor seu jogo terminando a partida com 63% de posse de bola contra apenas 37% do adversário.


estatísticas da Partida
Barcelona

Man. United
3
Gols
1
12
Finalizações ao Gol
1
4
Finalizações pra Fora
2
6
Escanteios
0
38’ 54”
Posse de Bola (tempo)
22’ 11”
63
Posse de Bola (%)
37
5
Faltas
16
2
Cartões Amarelos
2
0
Cartões Vermelhos
0
Retirado do site oficial da Uefa Champions League - http://www.uefa.com

Para exercer com tamanha eficácia o modelo de jogo preconizado pelo Barcelona seus atletas o treinam desde a sua categoria de base, que é chamada na Espanha de “La Masia”, de onde se originou grande parte do plantel. Sendo que o modelo de jogo trabalhado desde a categoria de base e observado nesta partida respeita os seguintes fatores:

  • Ataque Posicional - a equipe busca a posse da bola e procura trabalhar girando nos três corredores em construção ofensiva;
  • Jogo indireto em construções curtas (passes curtos) exercendo com bastante eficácia a cobertura ofensiva;
  • Procura a amplitude de jogo com os laterais (Abidal/Daniel) e atacantes (Villa/Pedro) abertos próximos a linha lateral do campo;
  • Busca a profundidade com os atacantes, principalmente com o atacante contrário da bola se posicionando entre a linha defensiva adversária se colocando em posição de ser lançado a qualquer momento.

O momento de construção de jogo leva aos jogadores a tomar decisões em velocidade, estando com a bola no pé ou se movimentando para criação de espaços. Essas movimentações sem bola podem ser improvisadas ou treinadas buscando otimizar as tomadas de decisões e a construção em fase ofensiva. 

Como foi citado anteriormente, a equipe do Barcelona realiza com primazia a construção ofensiva do jogo. Vou citar a seguir alguns mecanismos de movimentação que foram observados na 1ª fase de construção na partida final da Liga dos Campeões da Europa onde o adversário foi o Manchester United.

No momento em que a bola estava em posse do Valdes (goleiro), tanto Mascherano quanto Piquet (zagueiros) se posicionavam na linha lateral da grande área para dar a opção de passe.

Figura 1 - Mascherano se posicionando para dar a opção de passe.


A bola em posse da linha defensiva, tanto com os zagueiros Mascherano e Piquet quanto com o lateral direito Daniel Alves, o meia Xavi realizava uma movimentação diagonal para traz chegando em muitas das vezes a linha defensiva para auxiliar na construção de jogo e abrir espaço na linha de meio de campo. Enquanto que o volante Busquetes realizava uma movimentação para esquerda, com o intuito de abrir espaço para o passe para o meio.

Figura 2 - Xavi buscando o jogo e Busquetes realizando a movimentação lateral.

Ainda na primeira fase de construção de jogo Messi se posicionava no espaço deixado pelo Xavi, o que em minha opinião desequilibrou o jogo em favor do Barcelona já que em sua maioria das vezes Messi recebia a bola sem marcação e girava para construir o jogo já em campo ofensivo. Enquanto que o Iniesta centralizava em campo para receber o passe no espaço deixado por Busquetes e ocupando o espaço deixado por Messi.

Figura 3 - Messi entrando no espaço deixado por Xavi e Iniesta centralizando.


Invariavelmente Xavi realizava uma inversão de posições com Iniesta para a construção de jogo, o que ocasionava a centralização do Xavi no campo ofensivo ao invés de Iniesta.

Figura 4 - Inversão de Xavi com Iniesta na construção de jogo.

Figura 5 - Inversão de Xavi com Iniesta na construção de jogo e centralização de Xavi.

Já em 3ª fase de construção de jogo em alguns momentos o atacante Villa deixava seu posicionamento inicial aberto pela direita e se posicionava como um centroavante. Assim, Messi se posicionava para armar o jogo pela direita, relembrando seu posicionamento inicial na primeira fase de sua carreira pelo Barcelona. Esta movimentação não foi muito utilizada nesta partida, porém ocasionava desequilíbrio na marcação do Manchester quando utilizada.


Figura 6 - Messi armando o jogo pela direita.

Uma das principais manobras táticas ofensivas da equipe do Barcelona é o posicionamento do Messi pelo centro com a bola dominada de frente para a meta do adversário. Quando ocorre essa movimentação os dois atacantes do Barcelona abrem esperando que o Messi ganhe terreno de jogo com a bola dominada; invariavelmente um dois zagueiros adversários avança para fazer a marcação no camisa 10 que passa a bola para o atacante no espaço deixado pelo zagueiro.


Figura 7 - Movimentação ofensiva do meia Messi pelo centro.

A equipe do Barcelona possui uma dos principais lateral direito do mundo, o Daniel Alves, o brasileiro detém uma grande qualidade ofensiva que é bastante utilizada durante as partidas. Sabendo disso, Guardiola criou uma movimentação específica para a infiltração do brasileiro na última linha defensiva do adversário. Neste mecanismo ofensivo a bola gira do corredor esquerdo para o corredor central para os pés de Xavi Hernándes, enquanto que o atacante Villa realiza uma movimentação diagonal para o centro. Aproveitando o desequilíbrio defensivo da equipe adversário (pela bola ter girado do corredor esquerdo pro direito) e do espaço criado pelo Villa, Daniel Alves entra em velocidade nas costas da última linha adversária.

Figura 8 - Movimentação para infiltração de Daniel Alves.


Com esse último mecanismo de movimentação nós encerramos esse primeiro post, explicamos alguns dos principais conceitos do modelo de jogo e algumas manobras táticas da equipe do Barcelona em seu momento ofensivo na partida. Nos nossos próximos posts estaremos tratando do momento defensivo e de transições ofensiva e defensiva. Espero que tenha contribuído e não deixe de visitar nossas redes sociais facebook, twitter e youtube na página principal do blog.

Até o próximo post,

6 comentários:

  1. Legal cara, muito interessante, gostei, detalhes impressionantes!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Jofre, ainda postarei os momentos Defensivo e transições.

    ResponderExcluir
  3. muito bom, enfim, alguma coisa diferente e interessante, as imagens facilitam o entendimento, bastante, didatico

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Wilson, o objetivo é sempre estar facilitando o entendimento. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Luca,
    PARABÉNS PELO POST, ESTAREI SEMPRE TI ACOMPANHANDO, IMPORTANTÍSSIMO PRA NÓS TREINADORES AVANÇARMOS NO ENTENDIMENTO DO FUTEBOL.
    GRANDE ABRAÇO.
    WWW.CLAUDIOROBERTO.COM.BR

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Claudio,

    Concordo com suas palavras, o conhecimento é uma base fundamental para desenvolvermos nossa profissão.

    Abraços

    ResponderExcluir