segunda-feira, 20 de junho de 2011

Análise Tática do Barcelona - Momento Defensivo


Análise Tática do Barcelona - Momento Defensivo
                 
Análise Tática

           "Futebol Clube Barcelona"

Partida: Barcelona x Manchester
Data: 28/05/2011
Competição: Uefa Champions League 
Fase: Final




Momento Defensivo

Como já foi comentado no post anterior a equipe do Barcelona tem como sua principal estratégia a posse de bola no momento ofensivo. Já em seu momento defensivo tem como prioridade roubar a bola o mais rápido possível, para utilizar de sua estratégia de posse de bola.


Para isso utiliza em grande parte das vezes:
  • Defesa por zona (onde os jogadores procuram ocupar os espaços em função da posição da bola);
  • Em pressing vertical (defesa em várias linhas, normalmente acima de quatro linhas);
  • Em bloco alto (os jogadores buscam roubar a bola nas linhas 1 e 2);
Essa estratégia foi utilizada em grande parte do jogo sendo que a composição dos jogadores em campo no momento defensivo respeitava as seguintes movimentações.


O atacante do lado da bola (Villa ou Pedro) pressionava seu respectivo lateral adversário enquanto que o atacante oposto da bola fechava a linha de passe para o lateral oposto.

Figura 1 - Pedro pressinonado o lateral da bola e Villa fechando a linha de passe.

O Messi se posicionava como um centroavante em um dos zagueiros (Vidic) adversário esperando o momento de pressão para fechar a linha de passe. Enquanto que um dos meias, geralmente o Iniesta, se posicionava no zagueiro (Ferdinand) realizando o pressing quando o Manchester procurava rodar o jogo.

Figura 2 - Pressing da primeira linha / Messi e Iniesta pressionando os zaguerios Vidic e Ferdinand.

O lateral da bola (Daniel/Abidal) avançava no terreno buscando preencher o espaço e cortar o passe vertical.

Figura 3 - Daniel Alves avançando para realizar a pressão

Quando realizado o pressing o Busquetes deixava o Rooney para se posicionar no espaço deixado pelos meias procurando formar um bloco defensivo.

Figura 4 - Busquetes deixando o Rooney para formar o bloco defensivo.

Quando a bola passava pela lateral do campo pela primeira e segunda linhas defensivas era realizado um pressing com o objetivo de “empurrar” o jogador adversário com a posse de bola para a linha lateral, sempre fechando as linhas de passe para o meio campo. Para isso, os atacantes acompanhavam o lateral adversário até o campo defensivo, enquanto que os meias realizavam o pressing e Busquetes fechava a linha de passe central.

Figura 5 - Pedro recuando, Iniesta e Abidal realizando o pressing e Busquetes fechando a linha central.

Figura 6 - Villa recuando e Busquetes fechando a linha central.

Na segunda metade do segundo tempo, após conseguido o terceiro gol, a equipe do Barcelona diminuiu a intensidade do seu pressing alto, principalmente com os atacantes recuando até o campo defensivo. Essa manobra teve como objetivo ganhar terreno de jogo para realizar uma transição ofensiva em velocidade com Messi.

Figura 7 - Atacantes recuados e Messi com espaço para realizar a transição.

Termino aqui esse post de análise tática em momento defensivo da equipe do Barcelona, espero ter apresentado uma leitura interessante de análise de jogo a você. Lembro que estarei acrescentando alguns posts de conceitos táticos de futebol.

Ainda irei postar a análise tática da equipe do Barcelona nos momentos de transições e o próximo jogo que irei analisar será a finalíssima da Libertadores  entre Santos e Peñarol.

Não deixem de visitar nossas redes sociais facebook e twitter.

Até o próximo post,

Um comentário: