sábado, 9 de julho de 2011

Análise Tática do Santos - Transição Ofensiva

Análise Tática do Santos - Transição Ofensiva

Análise Tática

"Santos Futebol Clube"

Partida: Santos x Peñarol
Data: 22/06/2011
Competição: Copa Libertadores 
Fase: Final




Momento de Transição  Ofensiva

O Santos é uma equipe veloz, aproveita dessa velocidade em sua transição ofensiva e tem como uma das suas principais estratégias de jogo a transição rápida da defesa para o ataque. Na partida final da Libertadores onde o adversário foi o Peñarol podemos observar algumas transições padrões do Santos que se repetiram durante a partida.

O treinador do Santos, Muricy Ramalho, armou sua equipe para explorar a transição rápida da defesa para o ataque (contra-ataque) com seus jogadores mais velozes. Do lado direito os jogadores mais utilizados foram o lateral Danilo e o atacante Eduardo, já do lado esquerdo o lateral Léo e o atacante Neymar foram os mais acionados em velocidade. Na zona central o volante Arouca aproveitou os momentos que estava sem marcação para aparecer como homem surpresa no ataque santista. 

Na transição ofensiva do lado direito do campo o meia Elano se deslocava do centro para a lateral, para abrir espaço para Danilo conduzir a bola em velocidade fechando para a parte central do campo.

Figura 1 - Elano abrindo espaço para Danilo conduzir a bola em velocidade.

O volante Arouca, que tem funções bastante defensivas na equipe do Santos, sempre se lançava em velocidade na zona central do campo, o que se converteu em uma excelente opção no contra-ataque, pois geralmente se encontrava livre de marcação.

Figura 2 - Arouca livre de marcação em transição ofensiva.

Quando a bola era roubada do lado direito do campo defensivo o atacante Neymar realizava uma diagonal para o centro de campo. Essa movimentação sempre trazia com ele seu marcador e abria um espaço para o lateral Léo passar nas suas costas.


Figura 3 - Neymar realizando a movimentação diagonal deslocando o seu marcador.

O atacante Eduardo sempre abria pelo lado direito do campo para dar a opção da construção longa da equipe do Santos.


Figura 4 - Eduardo se deslocando para direita para receber em construção longa.

Finalizo aqui a análise tática da equipe do Santos no momento de transição ofensiva. O próximo post irá finalizar análise da equipe do Santos com análise tática em momento de transição defensiva. Não deixem de visitar nossas redes sociais Facebook e Twitter. Até a próxima. 


Um grande Abraço, 

Luca Lameira Antunes

Um comentário:

  1. Obrigado por seguir o TOM DE BOLA.

    Inclui seu blog na minha lista.

    Se possivel inclua o TOM DE BOLA na sua lista..

    Seu blog é nota 10

    ResponderExcluir