sexta-feira, 15 de julho de 2011

Análise Tática do Santos - Transição Defensiva

Análise Tática do Santos - Transição Defensiva


Análise Tática

"Santos Futebol Clube"

Partida: Santos x Peñarol
Data: 22/06/2011
Competição: Copa Libertadores 
Fase: Final





Momento de Transição  Defensiva

Na partida final da Libertadores a equipe do Peñarol buscou explorar a transição rápida da defesa para o ataque pelos flancos do campo. A equipe santista obteve uma maior posse de bola ao longo da partida, porém demonstrou algumas falhas no momento de transição defensiva. 

Primeiramente gostaria de ressaltar a função do volante Arouca na recomposição defensiva. O jogador era quem trocava de atitude ofensiva para a defensiva com maior rapidez no meio campo do Santos, principalmente para realizar a pressão no portador da bola.


Figura 1 - Arouca realizando o pressing ao portador da bola. 

O meia atacante do Peñarol Martinuccio se posicionava como um atacante na transição defensiva da equipe do Santos. O volante Adriano realizava uma marcação individual no meia do Peñarol, essa movimentação deslocava o volante do meio campo para a última linha defensiva da equipe do Santos. Nessas ocasiões criava um espaço grande entre a primeira linha de defesa da equipe do santos e seu meio campo, o que diminuía a compactação defensiva.


 Figura 2 - Espaço entre a primeira e a segunda linha defensiva da equipe do Santos.

Os dois laterais santista tem características bastante ofensivas, em alguns momentos do jogo eles subiam ao ataque na mesma construção ofensiva, o que deixava a linha defensiva da Equipe do Santos sem a sobra, ou seja, sem o jogador para realizar a cobertura.

Figura 3 - Primeira Linha defensiva da equipe do Santos sem sobra.

Esse foi o post final da análise tática da equipe do Santos na final da Libertadores de 2011 onde o adversário foi a equipe do Peñarol. O próximo post terá um conteúdo da a respeito da Copa América de 2011, onde serão analisadas as marcações realizadas em Neymar e Messi nessa primeira fase da competição. Até lá.

Um grande abraço,

Luca Lameira Antunes



2 comentários:

  1. Concordo com a eficácia de Arouca no processo de transição ataque/defesa, mas gostaria de ressaltar o trabalho defensivo executado pelo volante Adriano, sendo esse de fundamental importância na contenção em frente à zaga santista...parabéns e até a próxima...Fernando Filho

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Fernando, concordo que o Adriano teve grande importância na contenção da defesa santista. Somente não ressaltei neste post pois já havia feito no post do Momento Defensivo. Abraços.

    ResponderExcluir