terça-feira, 2 de agosto de 2011

Análise Tática – Neymar (Brasil) x Venezuela – Momento Ofensivo - Copa América 2011 (Messi)

Análise Tática - Neymar x Messi - Copa América 2011

Análise Tática

"Neymar"

Partida: Brasil x Venezuela
Data: 03/07/2011
Competição: Copa América 
Fase: jogo 1 - 1ª fase


foto: Cristiano Andujar/Agif/Gazeta Press




Esta série de posts tem como objetivo analisar o desempenho, principais movimentações e marcações de Neymar (Brasil) e Messi (Argentina) na primeira fase da Copa América de 2011. Esse primeiro post irá realizar uma análise tática do Neymar no momento ofensivo da seleção brasileira, para isso foi analisado o primeiro tempo dos dois primeiros jogos do Brasil na primeira fase da Copa América, onde os adversários foram Venezuela e Paraguai. 

Inicialmente irei apresentar o desempenho estatístico de Neymar em toda a Copa América através da tabela abaixo.


Neymar
Passes Certos
129
Passes Errados
19
Cruzamentos Certos
1
Cruzamentos Errados
13
Dribles Certos
27
Desarmes Certos
7
Finalizações Certas
5
Finalizações Erradas
8
Faltas Recebidas
13
Impedimentos
0
Gols
2

Retirado do site: http://www.ca2011.com


Momento Ofensivo

Venezuela

Esquema de jogo  1 - 4 - 5 - 1 (três meias)




No primeiro jogo de Neymar na Copa América ele enfrentou a marcação da equipe da Venezuela que estava disposta em campo na formação 1-4-4-2, com duas linhas de quatro mais os dois atacantes. 

No primeiro momento Neymar procurou se posicionar aberto pelo lado direito para realizar sua principal jogada que é o drible em velocidade. Porém a marcação da equipe da Venezuela era bem feita naquele espaço sempre realizando a dobra de marcação.

Figura 1 - Dobra de marcação venezuelana em Neymar - Gonzáles e Rozales.

Figura 2 - Dobra de marcação em Neymar – Gonsáles, Rincón e Rosales.

Percebendo a forte marcação quando se posicionava aberto começou a buscar o jogo um pouco mais para o centro de campo, entre as linhas de marcação. Porém o meio de campo venezuelano era bastante povoado o que tornava o que deixava pouco espaço para o drible e explorar sua velocidade.

Figura 3 - Neymar buscando se posicionar entre as duas linhas de marcação venezuelana.

Essa movimentação de Neymar para o centro de campo abria espaços do lado esquerdo da defesa venezuelana, onde Andre Santos e Ramires tentavam explorar.

Figura 4 - André Santos se infiltrando no espaço aberto por Neymar.

 Figura 5 - André Santos se infiltrando no espaço aberto por Neymar.


Figura 6 - Ramires se infiltrando no espaço aberto por Neymar.

Foi um primeiro tempo onde Neymar se movimentou se apresentou pro jogo, mas não foi incisivo com costuma ser. A equipe da Venezuela realizou uma forte marcação bastante compacta o que dificultou o jogo para Neymar que poderia buscar acelerar o jogo através de passes em velocidade e fintas rápidas de mudanças de direção sem bola. 

Com isso finalizo aqui esse primeiro post dessa série. Não adicionei a esse post o primeiro tempo do jogo contra o Paraguai pois ficaria demasiadamente extenso. Logo irei acrescentar a analise da partida do Paraguai e os posts da primeira fase da Argentina do jogador Messi para as compararmos os desempenhos. 

Até lá,

Nenhum comentário:

Postar um comentário