"Neymar"
Partida: Brasil x Paraguai
Data: 09/07/2011
Competição: Copa América
Fase: jogo 2 - 1ª fase
Dando continuidade na série de posts dos desempenhos de Neymar (Brasil) x Messi (Argentina) na Copa América de 2011, iremos analisar agora o primeiro tempo do segundo jogo do Brasil, onde o adversário foi o Paraguai.
Dando continuidade na série de posts dos desempenhos de Neymar (Brasil) x Messi (Argentina) na Copa América de 2011, iremos analisar agora o primeiro tempo do segundo jogo do Brasil, onde o adversário foi o Paraguai.
Momento Ofensivo
Paraguai
Esquema de jogo 1 - 4 - 5 - 1 (três meias)
Nessa partida, o Brasil voltou a jogar no esquema 1x4x5x1 com três meias chegando ao ataque. Porém, a marcação adversária deixou de utilizar as duas linhas de quatro no meio de campo, empregada pela Venezuela, para utilizar o esquema 1x4x5x1 (Paraguai), pois o atacante S. Cruz voltava para recompor o meio de campo pelo lado direito.
Nessa partida, Neymar procurou se movimentar mais que na partida anterior, buscando espaços pelo centro e pela direita, além do habitual posicionamento pelo lado esquerdo do campo.
Figura 1 - Neymar buscando se movimentar pelo lado direito.
Figura 2 – Neymar se movimentando entre as linhas de marcação paraguaia.
A marcação da equipe do Paraguai era compacta em seu momento defensivo, com o meio campo bastante povoado dificultava o drible e a troca de passes curtos em seu campo de defesa. Neymar buscava a movimentação, porém recebia a bola sempre com uma forte marcação, com dobras e jogadores fechando a linha de passe.
Figura 4 - Marcação de três jogadores em Neymar com a posse da bola.
Figura 5 - Dobra de marcação em Neymar.
Figura 6 - Marcação compacta da equipe do Paraguai.
Esse foi um jogo em que Neymar buscou uma maior participação com movimentações e dribles em espaço curto. Porém, a equipe do Paraguai marcou com sua linha de meio campo (refiro a linha dos meias) demasiadamente recuada, em alguns momentos se posicionando na linha cinco, o que gerava uma compactação defensiva grande, dificultando as jogadas de velocidade e os dribles.
Como já citei no post anterior, acredito que nessas ocasiões, onde a equipe adversária joga demasiadamente fechada, a melhor opção para Neymar é buscar as mudanças rápidas de direção para fintar seus marcadores e, sempre que possível, acelerar o passe, pois com a dobra de marcação há sempre um companheiro livre.
Iremos agora fazer um exercício de possibilidades. Gostaria de demonstrar que a forte marcação em Neymar com dobra de marcação e em muitos momentos três marcadores, as fintas e as tabelas podem ser uma opção para sair da marcação. Para isso irei demonstrar os espaços na marcação paraguaia quando Neymar possuía a bola e algumas jogadas que poderiam ser realizadas.
Irei colocá-lo no próximo post (já lançado) para que esse não fique muito extenso.
Um grande abraço,
Luca Lameira Antunes
Você pode gostar também de:
1. Análise Tática – Neymar (Brasil) x Venezuela – Momento Ofensivo - Copa América 2011 (Messi)
1. Análise Tática – Neymar (Brasil) x Venezuela – Momento Ofensivo - Copa América 2011 (Messi)
6. Análise Tática do Santos - Transição Ofensiva - Futebol
Nenhum comentário:
Postar um comentário