quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Análise Tática – Brasil x Honduras – O retorno do 4-5-1 e tensão na primeira etapa (1° Tempo)


http://analisedefutebol.blogspot.com.br/2012/08/analise-tatica-brasil-x-honduras-o.htmlAnálise Tática

     "Brasil"


Partida: Brasil x Honduras
Data: 04/08/2012
Competição: Jogos Olímpicos
Fase: Quartas de Final

(1° Tempo)

Foto: Agência EFE



1° Tempo

Esquema de jogo  do Brasil: 1-4-5-1
http://analisedefutebol.blogspot.com.br/2012/08/analise-tatica-brasil-x-honduras-o.html
* Danilo (n°14) substituiu Sandro (n°5) aos 41 minutos.

No último dia 04/08 a seleção do Brasil enfrentou a seleção de Honduras pelo primeiro jogo da segunda fase das Olimpíadas de Londres 2012. No estádio St. Jame´s Pakr (Newcastle, Inglaterra) depois de um jogo equiparado, o Brasil venceu a equipe de Honduras pelo placar de 3x2 com os gols de Damião (37min)(59min) e Neymar (49min). 

Para primeira etapa Mano optou por voltar ao esquema que foi utilizado nas primeiras partidas, o 4-5-1 com a volta de Hulk (n°12), Oscar (n°10) e Rômulo (n°8). A seleção iniciou bem com bastante movimentação dos meias e finalizou duas vezes a baliza adversária logo nos primeiros 5 minutos de jogo, o que nos fez crer que o esquema fluiria bem na partida. 

A seleção hondurenha optou pelo tradicional esquema 4-4-2, com duas linhas de quatro mais os dois atacantes. A equipe surpreendeu com uma postura tática que já vinha sendo efetiva contra a seleção brasileira, a pressão na saída de bola. 

A primeira linha de marcação (atacantes) avançava para marcar a defesa do Brasil, enquanto que a linha de quatro do meio de campo marcava Rafael (n°2) e Marcelo (n°6) com os dois wingers Peralta (n°12) e Crisanto (n°2). A saída de bola ficava centralizada nos volantes da seleção brasileira Sandro (n°5) e Rômulo (n°8) que têm dificuldades no passe, eram facilmente neutralizados por Espinoza (n°15) e Garrido (n°17). Sem a posse da bola o Brasil ficava restrito aos lançamentos longos para seu único atacante Daminão (n°9) brigar com a defesa adversária. 

Aos 11 minutos da primeira etapa o meio de campo hondurenho Espinoza (n°15) realizou uma bonita jogada pelo corredor esquerdo driblando Rafael e Sandro e centrando a bola a área brasileira. Martinez (n°7) aproveitou a oportunidade para abrir o placar para seleção de Honduras com um bonito voleio. 

Com o winger Crisanto (n°2) saindo em velocidade a seleção de Honduras conseguia neutralizar a melhor dinâmica ofensiva brasileira, a saída em diagonal do lateral Marcelo (n°6). Sem essa dinâmica e os meias sem inspiração o Brasil não conseguia chegar a meta adversária. 

Depois de levar um segundo cartão amarelo em um curto período de tempo, Crisanto, médio da seleção de Honduras, foi expulso aos 31 minutos da primeira etapa. Martinez ocupou o seu setor, formando um 4-4-1. O Brasil melhorou e chegou ao gol com Damião aos 37 minutos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário