sábado, 4 de agosto de 2012

Análise Tática – Brasil x Nova Zelândia – Um novo esquema tático para o Brasil (1° Tempo)


http://analisedefutebol.blogspot.com.br/2012/08/analise-tatica-brasil-x-nova-zelandia.htmlAnálise Tática

     "Brasil"


Partida: Brasil x Nova Zelândia
Data: 01/08/2012
Competição: Jogos Olímpicos
Fase: 3° Jogo da Fase de Grupos

(1° Tempo)

Foto: TVFoco



1° Tempo

Esquema de jogo  do Brasil: 1-4-4-2
http://analisedefutebol.blogspot.com.br/2012/08/analise-tatica-brasil-x-nova-zelandia.html


No primeiro dia de agosto a já classificada seleção do Brasil enfrentou a seleção da Nova Zelândia no estádio St James' Park, em Newcastle – Inglaterra. Num jogo burocrático a seleção chegou a vitória pelo placar de 3x0 com os gols de Danilo, Damião e Sandro.


Quem esperava que Mano mantivesse a equipe que venceu as duas primeiras partidas na competição se surpreendeu com o novo esquema adotado pelo treinador brasileiro. Com um 4-4-2 de duas linha de quatro Mano promoveu a entrada de Alex Sandro (n°15) e Lucas (n°7) como os dois meias (wingers) da equipe.

A equipe da Nova Zelândia não impunha dificuldades para a defesa da seleção brasileira que atacava com algumas manobras táticas interessantes. 

Danilo (n°15) formava a dupla de volante com Sandro (n°5) que jogava mais solto e com mais movimentação, o que melhorou a saída de bola da seleção. Enquanto os meias Lucas (n°7) e Alex Sandro (n°15) abriam a defesa adversária buscando as jogadas de lado de campo, os volantes Danilo e Sandro se aproveitavam dos espaços criados se infiltrando por dentro. Foi através de uma subida ao ataque de Danilo que o Brasil chegou ao primeiro gol. Depois de uma bonita jogada de Damião (n°9) fazendo o pivô para a tabela com Danilo que saiu livre e marcou aos 22 minutos.

Com a troca de esquema Neymar tinha mais liberdade para se movimentar e construir jogadas, porém não fugiu da sua característica e optou por jogar pelo lado esquerdo do ataque. Essa preferência conjuntamente com a esplendida forma do lateral Marcelo (n°6) e da boa primeira etapa de Alex Sandro fizeram com que a equipe do Brasil atacasse principalmente através do corredor esquerdo.

O Brasil tinha em campo quatro laterais de origem, Marcelo e Rafael, além de Danilo e Alex Sandro no meio de campo. A familiaridade de Alex Sandro com a lateral permitiu uma constante troca de posições com o lateral esquerdo da seleção brasileira Marcelo. Foi num dessas trocas que Alex Sandro arrancou como um lateral pela meia esquerda, tabelou com Marcelo que se posicionava na meia e, chegando ao fundo, deu o passe para Damião fazer o gol aos 28 minutos da primeira etapa.

Depois do segundo gol o Brasil chegou a meta adversária sem obter sucesso, foi para o vestiário com uma vantagem de 2x0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário